Tecnologia

Conheça os aplicativos mais baixados no mundo em 2021 e 2020

São inúmeros os motivos pontapé para criar apps: ganhar dinheiro, inovação e disrupção, entretenimento, para empresas e outros. Todas as ideias têm potencial para chegar nos nossos celulares e até entrar na lista dos aplicativos mais baixados.

A disputa pelo pódio dos aplicativos é acirrada e inevitável. Afinal, é previsto que sejam gastos 171 bilhões de dólares neste mercado entre 2020 e 2024, segundo a Sensor Tower. Então tem muita oportunidade para novas possibilidades.

Enquanto novos apps não chegam pra briga, vamos conhecer os principais nomes que disputam o ranking de aplicativos mais baixados? Siga na leitura para conferir a lista!

Leia também: Como ganhar dinheiro com aplicativos?

Cenário dos aplicativos em 2022
O primeiro trimestre do ano trouxe quase 37 milhões de downloads de aplicativos no mundo. Assim como em anos anteriores, o TikTok é o aplicativo que segue no pódium dos apps mais baixados, e também dos que mais arrecadam. Ainda em 2021, o app alcançou 3 milhões de downloads em 2021, marca que somente os apps do Zuckerberg haviam alcançado.

Quanto as demais categorias de aplicativos, a de saúde tem ganhado espaço. Segundo análise da Sensor Tower sobre os 100 apps mais baixados, os apps medicinais viram a maior alta, tal como o Conecte SUS; enquanto que a categoria de navegação está em segundo lugar no pódio dos crescimentos — e “viagens” logo atrás.

Tendo em vista que a pandemia acelerou a telemedicina, e o mundo tem visto sinais de retomada de atividades, há sentido no crescimento dessas categorias.

Aplicativos mais baixados em 2022
O top 10 dos aplicativos com mais download no primeiro trimestre de 2022 são:

1- TikTok
2- Instagram
3- Facebook
4- Whatsapp
5- Shoppe
6- Telegram
7- Snapchat
8- Messenger
9- CapCut
10- Spotify

Cenário dos jogos mobile em 2022
Juntas, a App Store e Play Store contabilizaram 5,2 bilhões de downloads de jogos mobile, uma das categorias mais rentáveis para os aplicativos.

Num comparativo com o ano anterior, o Garena Free Fire teve um salto no ranking dos games mobile mais baixados. O game saiu da 5ª posição em maio de 2021 para a 1ª em janeiro de 2022, período que totalizou 24 milhões de downloads, representando um aumento de 51%. A população brasileira tem influência no montante, representando 11% das instalações.

A popularidade de Subway Surfers também mantém o game firme no top 10 desde 2020. De janeiro de 2021 ao mesmo mês de 2022, o jogo cresceu 58% das instalações.

Além dos dados apontados acima, a Sensor Tower também conta que o top 10 dos jogos mais baixados em janeiro de 2022 foram:

1- Garena Free Fire
2- Subway Surfers
3- Roblox
4- Candy Crush Saga
5- Race Master 3D
6- Ludo King
7- PUBG Mobile
8- Count Masters
9- Sponge Art
10- Magic Tiles 3

Retrospectiva do uso de aplicativos em 2021
Altos e baixos
O Telegram foi o aplicativo mais baixado no mundo em janeiro deste ano, contabilizando 63 milhões de instalações, valor 3,8 vezes maior que o volume de janeiro do ano passado, segundo a Sensor Tower.

Este montante é resultado da polêmica política de privacidade do Whatsapp sobre o compartilhamento obrigatório de informações de usuários com o Facebook. As novas regras resultaram na migração dos usuários para os concorrentes Telegram e Signal, este como o terceiro app mais baixado.

Porém, o Whatsapp nunca caiu do top 10 apps mais baixados durante 2021.

Esclarecida a informação que os dados privados e a criptografia de ponta se mantém, e que as informações compartilhadas são somente em conversas com contas comerciais, o download do Whatsapp se manteve e o Telegram tornou a cair, já em maio ocupando o 9º lugar.

E assim como durante 2020 todo, o TikTok se manteve firme no top 5 dos aplicativos mais baixados, ocupando o 2º lugar em janeiro e o 1º durante os demais meses até maio. O Brasil foi o país com maior volume de downloads, com 16% das instalações, na frente da China com 12%.

Faturamento
Os usuários de iOS mostram maior disposição para pagar por serviços, assinaturas ou outros modelos de monetização de aplicativos. Por isso, a Apple fatura por volta de 1,8x a mais que o Google.

E, como já mencionado, o TikTok é o app que mais faturou, passando de US$3 bilhões arrecadados. Somados os valores na App Store e Play Store, o aplicativo de vídeos apresenta o maior faturamento, como aponta a Sensor Tower. No entanto, de forma isolada, somente na App Store que ele ocupou o primeiro lugar. O destaque da loja do Google foi um app da própria empresa, o One, destinado a serviços de armazenamento em nuvem.

A categoria de streaming de vídeo se manteve firme no top 10 dos que mais faturaram. Outro destaque é o Tinder como solução de relacionamento. Neste ano, o app lançou a funcionalidade Vibes para auxiliar nos assuntos dos usuários, o que pode ter influenciado na alta dos downloads ao longo do ano.

Quais foram os aplicativos mais baixados em 2021?
O top 10 dos mais baixados no mundo em maio de 2021, conforme a Sensor Tower, ficou assim:

1- TikTok
2- Facebook
3- Instagram
4- Whatsapp
5- Messenger
6- Zoom
7- Snapchat
8- Capcut
9- Telegram
10- Josh

Os mais baixados na App store em maio de 2021:

1- TikTok
2- Youtube
3- Instagram
4- Capcut
5- Whatsapp
6- Facebook
7- Zoom
8- Messenger
9- Google Maps
10- Gmail

Os mais baixados na Play Store em janeiro de 2021:

1- TikTok
2- Facebook
3- Instagram
4- Whatsapp
5- Snapchat
6- Messenger
7- Zoom
8- Josh
9- Telegram
10- ToonApp

Os jogos mobile mais baixados em maio de 2021 foram:

1- Hair Challenge
2- Bridge Race
3- Paper Fold
4- Ludo King
5- Garena Free Fire
6- Subway Surfers
7- Candy Crush Saga
8- High Heels
9- Going Balls
10- Makeover Run

Destes games, somente o Freefire entra para a lista dos jogos mobile mais lucrativos de maio, sendo o primeiro colocado o game Honor of Kings.

O uso de aplicativos durante 2020
O coronavírus trouxe mudanças nos estilos de vida e consumo dos mobiles em 2020: gastamos cerca de 7h na internet neste ano, segundo estudo da Hootsuite e We Are Social. O Brasil é o segundo país que mais contribui para essa média global de uso.

Esse alto consumo dos mobiles surgem pelo isolamento social e adaptações dos escritórios para os regimes home office. Neste panorama, o app popular para vídeo-conferências é o Zoom, além do Google Meet. O Microsoft Teams subiu para o top 20 mais baixados do segundo trimestre de 2020.

O TikTok foi o aplicativo mais baixado durante o primeiro semestre de 2020. No total, houveram mais de 600 milhões de downloads na App Store e Play Store, segundo estimativas da Sensor Tower. Somente em fevereiro, mês dos lockdowns, o volume foi de 113 milhões.

Em setembro, o Brasil foi o líder em downloads do TikTok, representando 11% das instalações do app em setembro. Volume maior que os Estados Unidos, com 9%.

Rentabilidade dos aplicativos
Como destaca a App Annie, houve um aumento de 20% no gasto com aplicativos. Podemos especular que este volume se dá também pelos aplicativos de streaming, visto que, por exemplo, a Disney lançou sua plataforma no país durante o ano. Além disso, apps de delivery aumentaram a demanda com a pandemia.

Veja também: aplicativos de streaming para assinar além da Netflix

Quais são os aplicativos mais baixados em 2020?
O top 10 da Sensor Tower dos aplicativos mais baixados no mundo em dezembro ficou assim:

1- TikTok
2- Facebook
3- Whatsapp
4- Instagram
5- Zoom
6- Snapchat
7- Messenger
8- SnackVideo
9- Telegram
10- Netflix
Os aplicativos mais baixados na App Store (apps para dispositivos Apple) em dezembro:

1- TikTok
2- Youtube
3- Whatsapp
4- Zoom
5- Instagram
6- Facebook
7- Messenger
8- Gmail
9- Netflix
10- Google
Aplicativos mais baixados na Google Play Store em dezembro:

1- Facebook
2- TikTok
3- Whatsapp
4- Instagram
5- SnackVideo
6- Snapchat
7- Zoom
8- Messenger
9- Telegram
10- MX Taktak
Os jogos mobile mais baixados em 2020
A Sensor Tower apurou o top 20 dos games mobile mais baixados no último trimestre de 2020:

1- Among Us
2- Join Clash 3D
3- Shortcut Run
4- Garena Free Fire
5- Subway Surfers
6- Tiles Hop
7- Roblox
8- My Talking Tom Friends
9- PUBG Mobile
10- Acylic Nails
11- Homescapes
12- Candy Crush
13- Cube Surfer
14- Emoji Puzzle
15- Stack Ball
16- Water Sort Puzzle
17- Gardenscapes
18- Subway Princess Runner
19- My Talking Tom 2
20- Call of Duty: Mobile
O App Annie levantou os games mobile mais baixados nas primeiras 10 semanas de 2020. Foram considerados os downloads na China, França, Alemanha, Itália, Japão, Coreia do Sul, Reino Unido e Estados Unidos. O título que conquista o pódio de 5 dos 10 países é Slap Kings.

O top 10 dos jogos para celular mais baixados nos Estados Unidos nesse período ficou assim:

1- Slap Kings
2- Brain Test: Tricky Puzzles
3- Sort It 3D
4- Draw Climber
5- Dentist Bling
6- Cut and Paint
7- Trivia.io
8- The Seven Deadly Sins
9- Woodturning
10 -Slap That

What's your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0

You may also like

More in:Tecnologia

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *