Valdir Agostinho Piran
Valdir Agostinho Piran
Noticias

Conheça os maiores produtores de soja do mundo

A soja é um dos commodities mais comercializados no mundo, de acordo com Valdir Agostinho Piran. Primeiro, para iniciarmos, as commodities são as mercadorias primárias muitas vezes de origem agrícola, pecuária, mineral ou ambiental que são transformadas em matéria-prima para a produção industrial. Só os três países líderes do ranking produzem juntos mais de 320 milhões de toneladas por safra.

 

Brasil, Estados Unidos e Argentina lideram essa lista. Antes, quem dominava esse posto era a China. A perda de posições ocorreu por questões ligadas à política e economia interna, quando ela passou a ser a maior importadora do grão. Segundo o presidente do grupo Piran, essa decisão chinesa deixou o caminho aberto para que os maiores países passassem a ter uma produção significativa. Veja mais abaixo!

 

Brasil, maior produtor mundial

 

Dono da maior área de cultivo destinada ao plantio do grão da soja, o Brasil produz uma safra que varia entre 120 a 140 milhões de toneladas, em uma área de aproximadamente de 40 milhões de hectares. Desse total, mais de 10 milhões de hectares estão somente em Mato Grosso, campeão na produção da soja. De acordo com Valdir Agostinho Piran, o grão também é produzido em menor escala nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Goiás.

 

Por que o Brasil se destaca?

 

Conforme destaca o presidente do grupo Piran, um dos grandes motivos para o sucesso do cultivo da soja é uma questão cultural. O brasileiro se adaptou muito bem às condições climáticas e agronômicas que o grão precisa. Além disso, há uma grande disponibilidade de recursos naturais por todo país, fundamentais para o cultivo da soja. Ao longo do tempo,foi se construindo um perfil ideal de solo junto com o investimento na biotecnologia.

 

Estados Unidos, o segundo maior produtor

 

Atrás da soja brasileira, está a norte-americana. Hoje em dia, o país é responsável pela produção de 125 milhões de toneladas de soja em uma área de 40 milhões de hectares. Assim como no Brasil, a grande produtividade do grão se dá pela questão cultural e geográfica. O agricultor norte-americana está muito acostumado com seu plantio, o que faz crescer a sua produtividade.

 

Argentina, o terceiro maior produtor

 

A Argentina tem uma produção estimada em cerca de 60 milhões de toneladas, em uma área de 19 milhões de hectares, fazendo-a assim o terceiro país com maior produção do grão da soja. Embora acostumados com o plantio, os agricultores argentinos sofrem com a questão de disputa por área. De acordo com Valdir Agostinho Pìran, a questão fiscal faz com que a soja argentina perca força dentro do mercado mundial.

Competição no mercado mundial

Pelo Brasil, Estados Unidos e Argentina serem os maiores produtores, esses três países acabam competindo entre si no número de exportações. No entanto, por uma questão de sazonalidade, o Brasil e a Argentina são as que mais competem entre si, por estarem no mesmo período de colheita. Enquanto no caso dos Estados Unidos, isso não acontece, pois a colheita é feita entre o segundo semestre.

What's your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0

You may also like

More in:Noticias

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *