Agricultura familiar: a força que impulsiona o crescimento do agronegócio brasileiro
Você sabia que a agricultura familiar representa 80% das propriedades agrícolas do Brasil? Segundo o consultor Antonio Augusto de Souza Coelho, a agricultura familiar emprega mais de 10 milhões de pessoas e por isso é tão importante e exige conhecimento e cuidado. Neste artigo iremos apresentar alguns aspectos sobre a importância da agricultura familiar. Se interessou pelo assunto e deseja saber mais? Então, continue a leitura, a seguir.
Entenda o que é agricultura familiar
O consultor Antonio Augusto de Souza Coelho explica que para ser considerada como agricultura familiar, a produção deve envolver o trabalho da própria família nas atividades econômicas. Isso significa que a operação das atividades agropecuárias deve ser realizada por membros da unidade familiar. Também é necessário que uma parte da renda da família venha das atividades realizadas na propriedade rural.
Com a criação e aprovação da Lei 11.336/2006, a agricultura familiar passou a ser reconhecida como uma ocupação profissional. Assim, a lei estabeleceu os limites para a realização de atividades agrícolas em pequenas propriedades, facilitando o acesso dessas pessoas aos programas governamentais de incentivo e promoção dessa forma de agricultura. Ou seja, esses programas deram a chance dessas pessoas possuírem linhas de crédito, assistência técnica e participação em programas de aquisição de alimentos.
Entenda como funciona a produção na agricultura familiar
Como podemos observar, na agricultura familiar, o produtor e a sua família possuem uma forte relação com a terra, onde trabalham e garantem a sua subsistência. Basicamente, conforme explica o consultor e advogado Antonio Augusto de Souza Coelho, o agricultor familiar produz alimentos tanto para a sua própria família, quanto para terceiros, como forma de obter renda e dinheiro para a família e também para manter a produção.
Outro ponto interessante acerca do funcionamento da agricultura familiar, é que diferente das grandes fazendas que são específicas e plantam apenas um tipo de cultivo, os agricultores familiares plantam diversos tipos, o que torna a qualidade dos alimentos bem melhor, quando comparados a grandes fazendas, especialmente porque na agricultura familiar, a terra é cuidada de forma natural, gerando os chamados produtos orgânicos.
Qual a importância da agricultura familiar?
Para o consultor e advogado Antonio Augusto de Souza Coelho, a importância da agricultura familiar é muito significativa para o agronegócio brasileiro, especialmente porque boa parte dos alimentos produzidos no mundo são cultivados por famílias que trabalham com a terra. Além disso, os produtores familiares cuidam da terra e do meio ambiente, utilizando técnicas e métodos antigos para fertilizar e proteger as plantas.
Assim, podemos perceber que a agricultura familiar é extremamente importante para a geração de emprego e renda no setor de agronegócio e por isso tem ganhado maior destaque e atenção de políticas governamentais que possibilitem essa prática. Lembre-se que se você trabalha com agricultura familiar, saiba que é fundamental buscar ajuda e apoio de especialistas para que o seu negócio continue dando certo.