Brasil

Governo seleciona 5.610 novas moradias para o Minha Casa em Alagoas

A primeira seleção de propostas do Governo Federal reservou 5.610 unidades habitacionais em Alagoas para o novo programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). As moradias são para a Faixa 1 (FAR), direcionadas às famílias com renda de até dois salários mínimos (ou R$ 2.640 em valores atuais). Desse total, 3.110 imóveis serão por meio do Governo de Alagoas, e as demais de responsabilidade dos municípios.

Das 3.110 unidades que serão construídas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), 1.360 serão destinadas a Maceió para os bairros do Antares, Santa Lúcia, Benedito Bentes e Centro. O investimento previsto, inicialmente, é de mais de R$ 500 milhões.

A Seinfra ainda participou dos projetos técnicos em parceria com municípios, que também entraram na portaria do Ministério das Cidades.

 

O Programa Minha Casa, Minha Vida voltou à ativa em fevereiro de 2023 após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinar Medida Provisória (MP) que reestrutura o projeto de moradias populares.

Em Alagoas, além de beneficiar, inicialmente, cerca de 12 mil pessoas com moradias, o programa ainda é responsável pela geração de empregos diretos e indiretos, além de impulsionar a economia e o desenvolvimento do estado.

Minha Casa, Minha Vida pelo Brasil

Em todo o Brasil, foram selecionadas 187,5 mil novas unidades habitacionais do MCMV para esta faixa. O estado enviou o projeto, que foi aprovado pelo Ministério das Cidades, responsável por gerir o programa.

São mais de 1.200 empreendimentos que beneficiarão 560 municípios em todo o país. Do total, 184 mil unidades são destinadas a famílias integrantes dos cadastros habitacionais, em todos os estados brasileiros.

As demais 3 mil unidades serão destinadas a famílias que tenham perdido seu único imóvel por emergência ou estado de calamidade pública, ou pela realização de obras públicas federais nos estados do Acre, Amazonas, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.

As propostas, recebidas pela Caixa em 2023 e selecionadas pelo Ministério das Cidades, atenderam às novas regras estabelecidas após a retomada do MCMV. Critérios como proximidade dos centros urbanos, melhorias nas especificações dos imóveis, infraestrutura de qualidade, varanda, salas para biblioteca, entre outros, foram considerados. Os projetos foram enviados pelos governos estaduais e prefeituras e por construtoras.

“Ter uma casa é ter um ninho seu. É você saber que não tem que procurar um galho a cada primavera, que você não tem que correr a cada chuva. É saber que você tem um lugar que é seu. Ali, você vai criar o seu vasinho de flores, vai colocar seu quadro na parede”, afirmou o presidente Lula durante a cerimônia no Palácio do Planalto, ao lembrar a alegria que sentiu ao ter uma casa própria.

Lula destacou que, desde 2009, quando o programa de habitação foi criado durante o seu segundo mandato na presidência, já foram construídas 6 milhões de moradias de todas as faixas do MCMV. “O maior sonho do povo pobre desse país é ter uma casa própria”, disse, sintetizando a importância do programa.

What's your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0

You may also like

More in:Brasil

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *