Empreendedorismo social: conheça projetos de empreendedorismo para comunidades carentes no Brasil
Para a empresária e economista Cláudia Angélica Martinez, empreender é um direito para todos os cidadãos que desejam se aventurar nesse espaço do mercado. Afinal, pode ser um sonho de diversas pessoas desenvolver o próprio negócio. No entanto, empreender pode ser mais complicado para pessoas de camadas mais baixas da sociedade. Continue lendo este artigo para descobrir mais sobre o empreendedorismo social e projeto de empreendedorismo!
O que são as ONG’s?
As ONG’s, ou Organizações Não Governamentais, são aquelas instituições que não fazem parte da iniciativa privada e não visam lucro. Dessa mesma maneira, também não são instituições pertencentes ao governo e elas podem ser grandes o bastante para atender um país todo ou serem instituições para atender a comunidade local. As ONG’s são fundamentais para garantir a melhoria em determinado setor social.
Empreendedorismo entre jovens periféricos
Atualmente, segundo a economista e empresária Cláudia Angélica Martinez, os jovens têm sentido cada vez mais dificuldade para serem inseridos no mercado de trabalho e conseguirem uma fonte de renda. Considerando esse cenário, se faz urgente que determinadas iniciativas surjam dentro das periferias para capacitar e dar oportunidades desses jovens se tornarem empreendedores:
- Acreditar
Um projeto de empreendedorismo muito interessante é o movido pela organização Acreditar que surgiu por volta do ano de 2001 com o objetivo de mobilizar empreendedores na região nordeste do país. Segundo a empresária e economista Cláudia Angélica Martinez, atualmente, o projeto foca seus esforços especialmente para incentivar a inserção dos jovens no mundo dos empreendedores.
- Foco Empreendedor
O Foco Empreendedor é um projeto de empreendedorismo que foi desenvolvido para fomentar o empreendedorismo junto a empresas privadas e públicas. Até o ano de 2023, já somam mais de dez mil jovens estudantes, professores e diretores de escolas que foram ajudados com o objetivo de oferecer mais oportunidades para o desenvolvimento do próprio negócio.
- Centro de Referência em Inovação e Empreendedorismo
Por fim, este último projeto de empreendedorismo a ser apresentado é conhecido como CRIE, sigla utilizada para se referir ao Centro de Referência em Inovação e Empreendedorismo, um espaço de estimulação e incentivo ao empreendedorismo de jovens e adultos periféricos. Segundo Cláudia Angélica Martinez, esse projeto de empreendedorismo depende exclusivamente do apoio de investidores.
Motivos para investir em empreendimentos periféricos
Se você, assim como Cláudia Angélica Martinez é um empreendedor e já está inserido e bem estabelecido no mercado, pode estar se perguntando os motivos de investir em iniciativas como essas que foram citadas. Esse tipo de apoio é essencial para que os projetos de empreendedorismo periférico continuem atuando em prol dessas comunidades e os jovens tenham mais oportunidades no mercado.